Quem possui esse estilo de pele precisa ficar atenta aos cuidados diários para garantir proteção e saúde ao rosto, principalmente. Aliás, necessita de tantos cuidados quanto os outros estilos. Aqui você vai conhecer tudo o que é importante no skincare para pele mista, mantendo a face bonita e bem hidratada.

Muitas vezes reclamamos que a nossa pele não está como gostaríamos, mas não nos atentamos para o que leva a isso. Assim, quem tem a pele mista pode acabar apresentando condições complicadas, ainda mais se usar o mesmo produto no rosto inteiro, o que é extremamente contraindicado.

A rotina de skincare para pele mista envolve conceitos aplicados para outros estilos de pele, mas que devem ser feitos de uma forma diferenciada. É comum que com o passar do tempo você se adapte a esses cuidados, permitindo que a sua pele apresente uma condição mais interessante. É só você colocar em prática as nossas dicas.

Para descobrir o seu tipo de pele, faça o teste hoje mesmo, clicando aqui.

Como saber que tenho a pele mista?

A pele mista possui certas características da pele oleosa e outras da pele seca. Dessa forma, em algumas parte do nosso rosto, como na zona T, a oleosidade predomina, enquanto em outras partes a pele é seca ou normal. Por isso, a pessoa com esse tipo de pele precisa caprichar na rotina de skincare, mantendo o rosto hidratado e longe da oleosidade em excesso.

Junto com a pele oleosa, é um dos tipos mais comuns nos rostos das brasileiras. O excesso de oleosidade na zona T favorece o surgimento de cravos e espinhas, por isso é importante seguir os procedimentos corretos de cuidados. Mas, nas bochechas, por exemplo, é comum que o estilo seja seco ou normal.

Por mais complicado que possa parecer, é importante seguir uma rotina de skincare para pele mista, garantindo hidratação e limpeza para todas as áreas do rosto. Como ela possui características bem diferentes dos outros tipos de pele, precisa de cuidados especiais.

Entenda o que é zona T

A zona T já foi citada muitas vezes em posts publicados aqui no blog, sendo que ela é bastante comum em pessoas que possuem a pele oleosa ou mista. Assim, podemos dizer que é a região mais brilhante e oleosa do nosso rosto. Aliás, para que essa condição seja controlada, é interessante entender um pouco sobre ela, facilitando a escolha dos produtos.

Em primeiro lugar, saiba que a zona T é relacionada com as regiões da testa, nariz e queixo. Assim, a concentração de glândulas sebáceas é maior nessas regiões, fazendo com que a condição oleosa seja predominante. Dessa forma, doenças como dermatite seborreica e acne são mais comuns nessas partes do nosso rosto.

Os produtos de beleza escolhidos para a zona T devem atender as necessidades de cada pessoa. Mas, como essa é uma área naturalmente oleosa, o melhor a fazer é escolher sabonetes específicos para controlar a produção de sebo. Então, aqueles em géis ou dermocosméticos com ácido salicílico aparecem entre as melhores alternativas.

Por tudo isso, é importante ter uma rotina correta de cuidados com o rosto, fazendo a escolha dos cosméticos de maneira adequada. Por fim, se a oleosidade for reduzida, então os poros devem ficar menos dilatados e as acnes vão perder espaço.

Skincare para pele mista: como funciona?

Quem tem a pele mista precisa seguir alguns cuidados específicos em relação a rotina de cuidados. Aliás, agora que você já sabe como funciona a zona T, vai ser mais fácil de aplicar os produtos de beleza.

É preciso fazer a escolha correta dos produtos que serão usados, para impedir que a condição oleosa fique mais forte. Além disso, existem cuidados específicos de acordo com a faixa etária, garantindo mais vitalidade para a pele

A limpeza e a hidratação são outros dois pontos importantes que merecem destaque quanto a rotina de skincare para pele mista.

Os produtos certos para usar na pele mista

Os produtos indicados para a pele mista são aqueles que não causam mais oleosidade na pele, por isso é importante evitar os cosméticos cremosos. Assim, é fundamental que os cremes, hidratantes, maquiagens e filtros solares sejam livres de óleos em sua composição.

Além disso, as pessoas que possuem a pele mista devem evitar itens que possuam álcool em sua composição, já que assim a pele seca poderá ser ainda mais agredida e danificada. Com isso, os séruns, tônicos e sabonetes neutros, na maioria líquidos, são boas escolhas no skincare para pele mista.

Algumas pessoas acreditam que os hidrantes não devem ser usados por quem possui a pele mista. Essa é uma afirmação completamente equivocada, já que esse tipo de pele também precisa de hidratação. O bom é que devido ao avanço da indústria dos cosméticos, hoje existem várias boas opções no mercado.

Limpeza para a pele mista

A pele mista deve receber uma limpeza adequada para manter-se com um aspecto equilibrado, além da higienização, é preciso de tonificação. Assim, é interessante ter em mãos sabonetes líquidos ou em gel neutros e tônicos que ajudam a deixar a pele limpa, prevenindo a obstrução dos poros. Dessa forma, é provável que o surgimento de acnes seja menor.

A orientação é para que a limpeza seja feita duas vezes ao dia, assim que acordar e um pouco antes de dormir, ou mesmo durante o banho. Para fazer com que a oleosidade seja controlada, o melhor é aplicar um tônico ou adstringente na zona T, é interessante que o material escolhido não possua álcool em sua fórmula, evitando ardência.

Hidratação é fundamental

Se a limpeza é importante, o skincare para pele mista também exige uma boa hidratação. Assim, é interessante escolher um produto que trabalhe na renovação celular, protegendo a pele contra o envelhecimento precoce. Dessa forma, a aplicação do produto escolhido pode ser feita duas vezes ao dia, já apresentando todos os benefícios necessários.

O produto deve ser espalhado pela pele por meio de movimentos circulares e delicados, até que seja completamente absorvido pelo tecido. Aliás, o melhor a fazer é escolher por produtos que sejam oil-free, aqueles que não possuem a presença de óleos em sua composição, que poderiam piorar ainda mais as condições da sua pele.

Se você não tiver um produto que é adequado para a pele mista, então na zona T deverá fazer o uso do produto X e nas partes menos oleosas, do produto Y, cada um com suas características próprias. É importante que a hidratação não seja feita com produtos cremosos, que não são adequados para a pele mista.

Skincare para pele mista em diferentes épocas da vida

O skincare para pele mista deve ser feito de maneiras variadas ao longo da vida. Assim, os produtos que você utiliza atualmente podem não ser os mais interessantes daqui a 5 ou 10 anos. Dessa forma, é interessante fazer uma variação, para que os resultados continuem sendo bons. Veja como fazer:

Dos 20 aos 30 anos

Nessa época da vida muitas não ligam para os cuidados com a pele, situação que pode levar ao comprometimento do futuro.

Ao longo desses anos, é fundamental utilizar o protetor solar, que pode contar com uma cobertura de cor e toque seco para evitar o brilho excessivo.

Para a noite é interessante apostar em antioxidantes, como a vitamina C tópica.

Dos 30 aos 40 anos

Nesse período, o protetor solar continua sendo importante. Mas, além das dicas anteriores, é interessante investir no ácido retinoico, que vai ajudar na regeneração de pele.

Com 40 anos…

Os peptídeos vão ser importantes nessa época da vida, aumentando o efeito lifting. Essa condição é importante para melhorar a produção de colágeno e hidratar a pele.

Depois dos 50

Após os 50 anos é comum que a pele mista comece a apresentar uma condição flácida e de ressecamento. Assim, é interessante investir na hidratação, para que ela não fique tão seca e desidratada.

Como é a maquiagem para pele mista?

As mulheres que possuem a pele mista estão entre as que mais devem tomar cuidados durante a maquiagem. Aliás, isso acontece para que o produto fique firme no rosto e não escorra, por exemplo. Mas, não existem muitos impeditivos quanto a pele mista.

A mulher poderá optar pelo acabamento matte ou glow, não deixando de lado todos os cuidados antes, durante a após a aplicação desses produtos. Então, a recomendação é para tonificar a zona T e hidratar bem as áreas secas. Além disso, é possível aplicar um pouco de pó nas regiões oleosas, deixando as partes secas sem.

Para fechar esse tópico, você pode ter na bolsa lencinhos para controlar a oleosidade, além de um pincel que poderá te salvar e auxiliar durante os retoques.

 A pele mista exige cuidados específicos, mas agora você vai tirar isso de letra. Continue acompanhando o nosso blog, todas as semanas temos conteúdos fresquinhos para ajudar a melhorar a qualidade de sua pele. Se você ainda ficou com alguma dúvida ou tem sugestão, use o espaço para comentários!