É praticamente um sonho ter o tipo de pele normal! Sério, é difícil encontrar uma pessoa assim, na idade adulta, mas existem algumas sortudas. Se esse é o seu caso, saiba que é importante seguir uma rotina de skincare para pele normal, protegendo a cútis e preservando essa condição tão interessante.

A pele normal é aquela que exige menos cuidados, por outro lado, precisa ser tratada corretamente, para que não acabe se tornando uma pele oleosa ou mesmo seca. Aliás, você sabe quais são as principais características da pele normal? Falaremos sobre isso a seguir, para facilitar o seu trabalho.

Existem basicamente duas estratégias que devem ser seguidas por quem possui a pele oleosa: hidratação e limpeza. Mas, além disso, tem alguns outros cuidados importantes que podem ser seguidos na rotina de beleza, para manter o maior órgão do nosso corpo bem protegido.

Para descobrir o seu tipo de pele, faça o teste hoje mesmo, clicando aqui.

Quais as características da pele normal?

A pele normal tem como principal características o equilíbrio, assim podemos dizer que não é oleosa demais e nem seca demais. A pele normal apresenta uma textura geralmente fina, macia e aveludada. De fato, isso acontece porque contém hidratação e oleosidade em quantidades adequadas, por isso é a pele que exige menos cuidados.

Entretanto, ainda assim é interessante seguir uma rotina de skincare para pele normal. Essa pele apresenta poucas manchas e não é propensa ao aparecimento de espinhas. Aliás, isso acontece já que os poros são pequenos e imperceptíveis, além de contar com pouca produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

Quem tem a pele normal pode se sentir agraciada, contudo, é o tipo menos comum durante a fase adulta de nossa vida. Mas, quando somos bebês, ela está lá, chamada cientificamente de eudérmica, basicamente não apresenta problemas, porém, com o passar da idade as coisas vão mudando.

Quais os principais cuidados para ter com a pele normal?

Não é porque a sua pele é normal que não precisa ter cuidados com ela, pelo contrário, é fundamental realizar os tratamentos corretamente, para manter esse estilo. Ainda assim, exige menos do que outros tipos.

As pessoas que possuem a pele normal devem focar em dois cuidados básicos: limpeza e hidratação.

Dessa forma, vai ficar mais fácil para manter a sua condição equilibrada, já que por meio da limpeza será possível retirar o excesso de oleosidade, enquanto isso, a hidratação servirá para manter o tecido com a quantidade necessária de água.

No momento em que for fazer a escolha dos produtos, é melhor preferir os mais suaves, impedindo que a pele fique oleosa ou seca. Mas, é preciso não exagerar na limpeza, já que isso pode causar excesso de oleosidade.

Cuidados para ter todas as manhãs

Na rotina de skincare para pele normal, em todas as manhãs, logo que levantar da cama, o primeiro passo é realizar a limpeza utilizando um sabonete suave. Assim, logo após a limpeza, é preciso enxugar usando uma toalha felpuda e macia.

Na sequência, é interessante fazer a hidratação, já que ela ajuda a prevenir o envelhecimento da pele e oferece toda a nutrição necessária. Mas, para isso é preciso fazer a escolha do produto adequado para a pele normal.

E se você vai sair na rua, é fundamental fazer a aplicação do protetor solar. Aliás, ele é fundamental para todos os tipos de pele. O fator solar mínimo deve ser 30 FPS, além disso, é preciso que seja reaplicado a cada duas horas, principalmente se a pessoa ficar exposta a luz solar.

Skincare para pele normal: faça isso durante as noites

Se é preciso tomar alguns cuidados durante a manhã, para manter a pele normal saudável, à noite é a mesma situação.

Em primeiro lugar é preciso realizar a limpeza, até mesmo se você não tiver saído de casa. A pele absorve impurezas ao longo do dia, fruto da poluição do ambiente. Assim, é preciso realizar esse procedimento, mantendo a pele livre de substâncias danosas.

Você poderá incluir entre seus produtos de beleza a água micelar. Ela é interessante para manter a estabilidade em sua pele, servindo para remover todos os resíduos acumulados no rosto. Assim, é só realizar essa aplicação logo após o uso do sabonete.

Ainda durante a noite, é fundamental realizar uma hidratação, que vai servir para proteger contra o envelhecimento noturno. Dessa forma, é possível apostar em cosméticos ou cosmecêuticos capazes de auxiliar contra isso.

O protetor solar é fundamental

Um dos assuntos mais falados aqui no blog envolve o protetor solar. Certamente você já sabe que ele é importante para todos os tipos de pele, servindo para manter o tecido protegido e saudável. Aliás, é um produto que ajuda a prevenir o câncer de pele, um dos mais comuns no Brasil e no mundo.

As pessoas que possuem a pele normal devem preferir o uso dos protetores não comedogênicos, que ajudam a manter a pele sequinha e saudável. Dessa forma, esse tipo de produto impedirá que os poros fiquem entupidos. O protetor solar não comedogênico é aquele que não possui óleos em sua composição, algo que vem se tornando cada vez mais popular.

Aqui você pode conferir um conteúdo bem bacana que fala especificamente sobre protetor solar. Então aproveite para entender um pouco mais sobre esse item tão importante para a nossa saúde.

Como funciona a limpeza para a pele normal?

A pessoa que possui a pele normal deve tomar cuidado durante os momentos de limpeza. Assim, muitas acreditam que apenas devem evitar produtos oleosos, o que é correto, mas vai além. Dessa forma, quando realizar uma limpeza profunda, logo na sequência deve ser feita uma hidratação, para evitar problemas.

Quando isso não é feito, o organismo entende que é preciso repor a oleosidade que foi perdida, então ele começa a liberar sebo em altas quantidades, fazendo com que fique acumulado nos poros. Por isso, é preciso fazer a limpeza corretamente, deixando a pele livre desses problemas.

Hidratação para pele normal

A hidratação pode ser realizada logo após a limpeza. Dessa forma, a produção de sebo poderá seguir normalmente, já que o seu corpo não vai emitir aquela mensagem de que precisa gerar mais oleosidade.

Quando você for fazer a escolha do hidratante, é preciso levar alguns fatores em consideração. Assim, os produtos matificantes, que ajudam a diminuir o brilho, aparecem entre as melhores alternativas.

Quem tem a pele normal deve evitar a utilização dos cremes extremamente nutritivos ou muito oleosos, que possuem ingredientes como mel, sementes de uva e própolis, já que esses podem prejudicar a situação.

A hidratação pode ser realizada por meio da aplicação de um sérum hidratante. Dessa forma, a sua pele receberá ainda mais benefícios, de acordo com o produto escolhido e com os ativos presentes em sua fórmula. O sérum é um produto capaz de proporcionar uma absorção extremamente rápida, sendo composto por micromoléculas.

Escolha um bom tônico facial

Os tônicos faciais servem para ajudar a normalizar o pH da pele, servindo para eliminar os resíduos de sabonetes que sobraram da limpeza. Com isso, o tônico geralmente é feito à base de água, ajudando em uma limpeza profunda que não agride a pele e nem estimula a produção de sebo.

O tônico facial serve para preparar a pele antes da aplicação do hidratante. Além disso, ele vai fazer com que os ativos dos cremes selecionados possam penetrar melhor, auxiliando no controle da oleosidade. Desse modo, é interessante fazer o seu uso logo após a limpeza da pele.

Leia bem o rótulo antes de fazer a compra do produto, evitando aqueles que possuem álcool na fórmula, dando preferência para os oil-free.

 

Aqui você já leu sobre diversos conteúdos envolvendo maquiagem e técnicas para cuidar da pele, hoje foi a vez do skincare. Voltamos em breve com mais dicas para aproveitar em casa e manter a aparência cada vez mais bonita. Até a próxima!