Se a sua pele está ressecada, apresenta manchas vermelhas e coceira, provavelmente ela está sensível. E isso pode ser causado por uma série de fatores, como o clima do local onde vive ou a sua rotina, incluindo alimentação e estresse. Aqui você vai descobrir tudo sobre skincare para peles sensíveis.

Por isso é preciso buscar formas de evitar que a pele adquira essa característica. Mas, obviamente que não existem produtos milagrosos, por isso é necessário adaptar a sua rotina de cuidados, para que essas atividades sejam feitas todos os dias.

Aqui você vai conhecer alguns produtos interessantes e itens que não podem faltar nas fórmulas. Assim vai ficar mais fácil para escolher os cosméticos e evitar problemas durante a utilização. Aliás, se você usar produtos inapropriados é possível que a condição fique ainda pior!

Como saber se possuo a pele sensível?

A pele conta com algumas barreiras naturais, que ajudam a evitar que as bactérias e substâncias nocivas atinjam o organismo. Além disso, servem para evitar a perda de água, impedindo a desidratação. Dessa forma, a pele se torna mais saudável e hidratada, permitindo que ela garanta elasticidade e firmeza.

Entretanto, existem fatores alheios que podem prejudicar essa situação, como o clima e o estresse. A partir disso, a pele pode começar a sofrer com algumas questões que levam ao enfraquecimento das defesas naturais, passando a apresentar uma textura áspera e seca. Além disso, é normal que a pele sofra com sinais de irritação e inflamação.

Para saber se você possui a pele sensível, tente identificar os seus sinais:

  • Apresenta vermelhidão ou erupções, descamação, inchaço e aspereza;
  • A pele sensível sofre com coceira, sensação de estiramento, ardor e formigamento.

A pele sensível pode ocorrer nos lábios, no rosto, mãos, corpo e no couro cabeludo. Também pode ser causada por mudanças físicas, temporárias, como é o caso da gravidez ou contínuas, como o passar dos anos e o envelhecimento. Dessa forma, a pele sensível pode ser comparada com a pele seca, embora o tratamento nem sempre seja o mesmo, assim como os sintomas.

Sintomas da pele sensível

Quem tem a pele sensível pode identificar essa condição por meio de seus sintomas, assim vai ficar mais fácil para dar início ao tratamento. Veja quais são:

  • Manchas vermelhas na pele;
  • Coceira na região irritada;
  • Queimação;
  • Repuxamento;
  • Irritação;
  • Formação de feridas em casos mais graves.

Mude os seus hábitos para deixar a pele menos sensível

Existem alguns hábitos que precisam ser alterados, principalmente por quem já sofre com a pele sensível. Dessa forma, o banho, por exemplo, pode ser um grande vilão, já que elimina a proteção natural que existe em nosso corpo. A partir disso, a hidratação natural e os lipídios da superfícies acabam sendo eliminados.

Desse modo, é interessante fazer algumas adaptações, para impedir que o banho elimine a barreira protetora da pele. Então, tente reduzir a temperatura da água e comece a passar cada vez menos tempo no chuveiro. E tem mais um detalhe: quando for se secar, não esfregue a toalha pelo corpo e sim de leves batidinhas.

Ainda em relação às mudanças de hábitos, é interessante apostar no consumo de alimentos ricos em antioxidantes e vitamina C, que possuam poucos carboidratos e gorduras saturadas. Dessa forma, possivelmente a sua pele conseguirá se recuperar e voltar a ser saudável, deixando a condição sensível para trás.

É fundamental tentar controlar o estresse, para garantir que a pele fique livre da sensibilidade. Por isso, tente integrar ao seu dia a dia técnicas que garantam o relaxamento ou a realização de exercícios físicos.

Acontece que algumas pessoas pensam apenas em tratar a pele sensível no momento em que ela inflama ou que outros sintomas começam a parte. Porém, se você levar em consideração as dicas que apresentamos nesse tópico, ficará mais fácil para impedir essa condição e para deixar o seu orgasmo mais saudável.

Skincare para peles sensíveis depende da limpeza diária

Existem alguns produtos voltados para a limpeza que são tão potentes que não limpam apenas a sujeira, mas também o manto hidrolipídico que protege o tecido. Dessa forma, quem possui a pele sensível deve escolher uma solução que reforce a barreira de proteção e ajude a impedir a perda de umidade.

Ao fazer a escolha do cosmético que será utilizado no seu dia a dia, é preciso verificar se ele não possui substâncias que causem irritação. Assim como devem identificar se o produto escolhido funciona abaixo da superfície, estimulando o procedimento de renovação da pele e suas defesas naturais.

Desse modo, escolher produtos para a limpeza que possuam dexpantenol e glicerina em suas fórmulas é uma ótima ideia, já que servem para auxiliar no equilíbrio dos níveis de umidade. Além disso, o Citrato pH5, é outro item que pode fazer parte.

Testes realizados em laboratório mostraram que esses três ingredientes conseguem ativar e proteger as enzimas da pele. A partir disso, o tecido consegue restabelecer a sua barreira natural, oferecendo uma melhor hidratação e resistência ao tecido. Aliás, existem gel de limpeza, loções e sabonetes em barra com esses três ingredientes.

Evite banhos quentes

É recomendado evitar banhos quentes no momento da higienização. Então, o mais indicado é deixar o chuveiro com a água em temperatura morna ou mesmo gelada. Entretanto, durante o inverno esse pode ser um desafio, já que a temperatura é baixa e as pessoas não gostam de passar frio.

Outra dica preciosa é para tomar banhos mais rápidos, assim será possível evitar a formação de manchas vermelhas e o ressecamento da pele.

É interessante proteger as mãos e o rosto

As mãos e o rosto são as partes do corpo mais expostas a agentes externos, como a lavagem frequente. Por isso, muitas vezes acabam se tornando vulneráveis, sofrendo até mesmo com rachaduras. Assim, é importante investir em cosméticos que possam proteger e hidratar essas regiões.

A pele costuma sofrer bastante com as mudanças de temperatura, sendo que no inverno é normal que fique mais ressecada e com estrutura fragilizada. Aliás, esse é um dos resultados da queda da umidade relativa do ar, somada à diminuição do consumo de água. Então a pele acaba sofrendo e sendo prejudicada nessa parte do ano.

Escolha um hidratante com probióticos

O hidratante perfeito para a pele sensível é aquele que hidrata de maneira profunda e serve para diminuir a sensibilidade. Além disso, o produto não pode deixar aquela sensação pegajosa, ajudando a reforçar a barreira de proteção cutânea.

Atualmente existem fórmulas minimalistas que possuem ativos prebióticos, ajudando a estimular a flora bacteriana boa da pele. Esses produtos são interessantes ainda para diminuir as bactérias ruins que podem causar doenças.

Os hidratantes aparecem entre os produtos mais recomendados para pessoas que possuem a pele sensível. Assim, ajudam a diminuir a irritação e servem para restaurar a barreira da pele. Aliás, é importante fazer a reaplicação durante o dia, principalmente para momento em que estiver exposto ao clima extremo.

Água micelar é um dos aliados do skincare para pele sensível

Uma das principais aliadas no skincare para pele sensível é a água micelar. Ela serve para a retirada da maquiagem, algo que deve ser um hábito diário ao chegar em casa após o trabalho. Aliás, é um cuidado extremamente importante, impedindo que a região fique ainda mais sensível.

Quem deseja manter o rosto saudável e sem sinais de irritação deve utilizar a água micelar, para remover todas as substâncias oriundas da maquiagem. Esse item é indispensável para as mulheres, já que faz a retirada dos resíduos e não agride a pele.

Bálsamo para cicatrizar a acalmar

O bálsamo cicatrizante e calmante é um bom aliado no skincare para pele sensível. Então, o melhor a fazer é comprar um produto que possua vitamina B5 e Pantenol em sua fórmula. Esses itens vão ajudar na recuperação da barreira de proteção cutânea, servindo ainda para corrigir os sinais de ressecamento da região.

Preste atenção nestes detalhes

Todos os produtos que causam desconforto ou sensação de queimação na pele devem ter sua utilização suspensa. Assim, o problema deixará de ser agravado e a situação tende a melhorar, com o uso de novos produtos selecionados para o tratamento específico.

Outro detalhe importante é para a higienização: após terminar de limpar uma área sensível, não esfregue a toalha, apenas de leves batidinhas para secar. Além disso, evite o atrito com roupas, o que pode prejudicar a pele.

 

O que você achou do nosso artigo? Se ainda ficou com alguma dúvida, deixe a questão nos comentários. Aqui temos muitos outros materiais interessantes, que você pode adquirir conhecimento e aproveitar em sua pele. Além disso, não deixe de conhecer nossas dicas sobre maquiagem. Até a próxima!