Tem mulher que não consegue sair de casa sem maquiagem. Realmente, servem para nos sentirmos mais poderosas e decididas. Seja uma maquiagem de leve ou então bem carregada, são importantes na vida feminina. Tão importante quanto isso é saber escolher o tipo certo de maquiagem de acordo com o seu tipo de pele.

Nem todos os rostos são iguais. Existem peles oleosas, onde as mulheres precisam tomar cuidado para que a maquiagem não fique borrada ou muito brilhosa, a pele seca, que necessita de cuidados com a hidratação e também a pele mista. Quer saber como escolher a maquiagem certa nestas condições? Vamos te ensinar a seguir.

Além de saber qual é o seu tipo de pele, a mulher deverá escolher cosméticos de acordo com o tom da sua pele. Será que existe diferença entre maquiagem para pele negra e para pele clara? Vamos contar mais a frente. E também daremos outros detalhes para você arrasar na make e ficar ainda mais bonita.

Como escolher a maquiagem certa?

Para que a maquiagem fique bonita e valorize o seu rosto é preciso que seja feita de acordo com as condições dele. E isso começa pela base. A make poderá ajudar a cobrir imperfeições em sua pele. Atualmente existem cosméticos como mousse, bastão, cremosa e spray, a líquida segue como a mais utilizada. É preciso ficar atenta para não errar na hora da compra.

Se você escolher a base errada, possivelmente ela vai durar menos tempo do que o sugerido. As mulheres que possuem a pele seca devem apostar em bases que ajudem com a hidratação, já aquelas que possuem a pele oleosa podem apostas nos produtos oil-free, mantendo o rosto mais sequinho por um tempo maior. Aquelas que contam com a pele mista não podem esquecer do primer antes de aplicar a base.

A nossa recomendação é fazer pesquisas antes de comprar os cosméticos. Procure assistir vídeos ou ler sobre o produto, já que assim você poderá entender como ele funcionará na sua pele. Lembre-se, não existe verdade absoluta em relação a maquiagem, já que o cosmético poderá não funcionar na sua pele como deveria, apresentando resultados melhores ou piores. Se possível, faça testes nas lojas.

As mulheres também devem ficar atentas para a tonalidade do produto escolhido. Algumas vezes nosso rosto fica esbranquiçado, isso é resultado da escolha errada. A tonalidade perfeita será definida após alguns testes, prefira fazê-los nas bochechas, maxilar ou queixo. Procure equilibrar a tonalidade com o restante do seu rosto, já que a face costuma ser mais clara do que as outras partes.

Caso tenha comprado a base errada, não precisa jogar fora. Pode utilizá-la para contornar o seu rosto ou misturar com algum hidrante que possa clareá-la. Se for muito clara, então pode servir para iluminar o seu nariz e alguns pontos do rosto. Seja criativa nestes casos e evite o desperdício de material.

Existem dois aspectos decisivos

A escolha certa da maquiagem depende de dois aspectos fundamentais. O primeiro deles é referente ao tipo de pele. Sabendo qual é o seu será possível comprar cosméticos adequados, que valorizem a sua beleza. Além disso, a maquiagem irá durar mais tempo, já que a pele não “chupará” o produto.

A segunda condição é referente a tonalidade da pele. A maquiagem para quem tem a pele branca não é igual para quem é negra. Existem cores que ajudam a valorizar os traços, por isso é preciso fazer a escolha certa e entender do assunto antes de comprar os cosméticos.

Quais são os tipos de pele?

Podemos dizer que existem quatro categorias básicas de pele: normal, oleosa, seca e mista. Cada uma destas possui características específicas. O tipo da pele é definido de acordo com a bagagem genética. Só que os agentes externos, aqueles que estão no meio onde vivemos, também podem contribuir com a situação de nossa pele. Essa condição fica ainda mais evidente no rosto e é importante para escolher os produtos da maquiagem.

Pele normal:

É conhecida por pele normal aquela que é balanceada. É tratada cientificamente como eudérmica. Na zona T, que pega a testa, o queixo e o nariz, até pode ser um pouco oleosa, ainda assim o equilíbrio predomina. A pele normal tem poros finos e mais fechados, além de um toque aveludado. Esse equilíbrio é encontrado na hidratação da derme, porém, assim como todas as outras, ela não é perfeita e pode apresentar problemas, como melasma.

Pele Oleosa:

A pele oleosa é aquela que apresenta uma elevada produção de sebo. Carrega este nome por possuir elevada produção nas glândulas sebáceas. Normalmente a pele costuma ficar mais oleosa durante a adolescência, um período em que os jovens passam por diversas transformações hormonais e podem surgir as espinhas, confira nosso artigo sobre o tema. Uma de suas características é o brilho intenso.

Pele Seca:

Outro tipo de pele é a seca. Esse termo é utilizado para quando a pele não consegue reter os níveis necessários de água. Em alguns casos a condição está relacionada com a produção de lipídios na pele. Sebo praticamente não existe, o que também prejudica contra agentes externos. Esse tipo de pele precisa de cuidados com a hidratação, para que consiga respirar e melhore o aspecto.

Pele Mista:

E para fechar a lista dos tipos de pele, temos a pele mista. Ela não é muito seca e nem oleosa, mas também não é normal. Sua principal característica é ser brilhante, com os poros abertos e excesso de oleosidade, principalmente na zona T. Quem possui a pele mista deve cuidar da maquiagem, já que cada parte do rosto deve ser cuidada de uma maneira específica. Se quiser saber mais sobre cuidados, leia nosso artigo sobre Skin Care!

A maquiagem certa para cada tipo de rosto

Como você viu no tópico acima, nem todas as pessoas possuem a pele com as mesmas características. É preciso que você saiba qual é o seu, isso pode ser verificado com uma dermatologista ou então identificando características que estão presentes no seu rosto. Isso vai ser bem importante para fazer a escolha certa da maquiagem e fica mais bela.

A maquiagem pode ser simples ou complexa, depende da necessidade e da ocasião. Ela serve para disfarçar imperfeições na pele e deve ser aplicada de acordo com cada tipo de rosto. Os cuidados a ter com a pele oleosa não são os mesmos do que com a pele seca ou mista. A seguir falaremos sobre a maquiagem ideal para cada tipo.

Tipo de Maquiagem para pele normal

A pele normal possui uma textura suave, delicada e com aparência saudável. Geralmente possui firmeza e elasticidade. As glândulas sebáceas produzem a quantidade adequada de sebo para deixá-la lubrificada. Seus poros são fininhos e pouco visíveis. É uma pele bonita, que possui um brilho natural. Ainda assim, as mulheres devem tomar alguns cuidados durante a colocação da make.

Esse tipo de pele costuma ficar mais seca durante o inverno, então evite cosméticos que proporcionem ressecamento. A limpeza e a hidratação são fundamentais.  É comum que ao longo do tempo surjam rugas finas na região dos olhos, que podem ser superadas com a aplicação da maquiagem correta. Esse tipo de pele não possui muitas restrições quanto aos produtos de beleza.

Assim como em outros tipos de rostos, o procedimento deverá começar pela limpeza, tonificação e fazendo a hidratação do rosto. Aplique o primer e em seguida o bb cream, se existir olheiras, então coloque o seu corretivo. Nossa dica é optar por sombra bege ou natural, e pó compacto, mas tomando cuidado para fazer a aplicação de maneira suave.

Além da maquiagem, esse tipo de pele precisa de cuidados referentes ao protetor solar, prefira aqueles oil-free, já que contam com textura leve e evitam que a aparência fique pegajosa.

Tipo de Maquiagem para pele oleosa

A pele oleosa necessita de cuidados diferenciados, o que também inclui a aplicação da maquiagem. Para que a ela fique bonita, é preciso seguir alguns passos. A escolha dos produtos é fundamental para o sucesso da operação. Existem alguns cosméticos conhecidos como oil-free, anti-shine, reguladores de oleosidade e lencinhos que ajudam pele nesta condição. Saiba mais sobre espinhas no artigo sobre espinhas.

Nestes casos, é importante usar o primer facial, creme que deve ser colocado antes de qualquer maquiagem, ainda mais para quem possui a pele oleosa. Aliás, ele serve para retirar o excesso de oleosidade da pele e deixar o rosto lisinho. O primer é interessante porque evita o contato direto entre a maquiagem e a pele, é como se fosse uma película protetora.

Outros cuidados com Maquiagem e pele oleosa

É preciso ter alguns cuidados, lave o rosto com um sabonete específico para pele oleosa e um esfoliante que consiga eliminar as células mortas. As loções anti-brilho são interessantes, assim como rímel, lápis e delineador a prova d’água. Nossa recomendação é utilizar gloss ou batom na boca. E se for preciso corretivo, prefira os secos em pó ou bastão.

Sabemos que a maquiagem precisa ser retirada para que a pele possa descansar e não sair prejudicada, quando ela é oleosa, isso é ainda mais importante para evitar a formação de cravos e espinhas. É importante para que os poros sejam abertos, então faça isso utilizando um demaquilante com algodão e em seguida lave o rosto com um sabonete adequado. 

Tipo de Maquiagem para pele seca

A pele seca não dispensa cuidados essenciais ao aplicar uma maquiagem. Ela deve ser hidratada, não importa se é seca, mista ou oleosa. O que muda é o produto a ser utilizado. Existem dois tipos de pele seca, a desidratada, que precisa de água e a que precisa de óleo. Para que a maquiagem fique bonita, é preciso escolher os produtos corretos desde o começo da preparação. É possível que dure até 10 horas.

A pele seca deve ser hidratada todos os dias, isso faz parte da rotina diária de skincare. Além disso, limpar, esfoliar e tonificar são outras atividades que devem ser realizadas. As pessoas que possuem a pele mais ressecada devem procurar por cosméticos que ajudem na hidratação natural. Neste item, a nossa dica é deixar de lado e evitar os produtos que possuem álcool na fórmula.

A boa aplicação de uma maquiagem na pele seca começa pela base. Prefira escolher uma textura cremosa, que evite o aspecto craquelado e que possua propriedades hidratantes na sua fórmula. A maquiagem seca, maquiagem matte, é uma das mais desejadas, mas isso é complicado para as mulheres que possuem a pele seca. Bases oleosas são interessantes.

O ressecamento da pele pode ser disfarçado com tons perolados e translúcidos. Eles servem para deixar a pele mais iluminada, de maneira natural. Recomendamos ainda sombras e blush em creme, que possuem boa capacidade hidratante, servindo para disfarçar o ressecamento. Outra maneira de ajudar a disfarçar essa condição é deixar as maçãs do rosto bem marcadas, com tons rosados.

Maquiagem para pele mista

Quem tem a pele mista sofre com a concentração de oleosidade em algumas regiões e a falta de hidratação em outras partes. Por isso, é fundamental que o rosto seja hidratado com produtos de beleza específicos para evitar este desequilíbrio. O segredo está na preparação da pele. A zona T deve ser cuidada, nesta região recomendamos aplicar o efeito matte, enquanto nas outras partes cintilância e brilho podem ser usados.

Produtos adstringentes devem ser aplicados na zona T antes da colocação do filtro solar, existe mais dilatação dos poros. Esse tipo de pele geralmente tem aspecto rosado e pode contar com algumas rugas finas ou descamação. O corretivo deve ser líquido ou em bastão, passe gloss e batom para concluir o procedimento.

De modo geral, é preciso utilizar produtos para pele oleosa na zona T e para pele seca nas outras partes do rosto. Prefira cosméticos que não são oleosos e isso é válido para todas as regiões da face.

A cor da pele influência na escolha da maquiagem?

Já falamos bastante sobre os tipos de pele, só que a tonalidade do nosso rosto e do nosso corpo também influenciam na escolha da maquiagem. Além disso, deve estar combinando com a roupa que irá usar no dia. Obviamente a mulher deve estar se sentindo bem e poderá fazer do seu jeito, as nossas dicas não são regras, ainda assim, são dicas interessante para você ficar mais charmosa.

Recomendamos cores quentes, como rosa e pêssego, para os lábios de quem possui a pele muito clara. Nos olhos, devem utilizar cores neutras e no rosto é indicado blushes rosados e pêssego. Você poderá fazer algumas adaptações de acordo com o seu gosto. A seguir falaremos mais sobre esse tipo de maquiagem e como fazer a escolha certa.

As mulheres com a pele morena devem preferir tons neutros e coral para seus lábios, com os olhos em tons bege, laranja e verde, além de blushes em tonalidades de terra coral. Já aquelas que possuem a pele negra devem optar por batons em tons chocolate e dourados, olhos marrons intensos, bronze ou verde e blushes avermelhados e vinho.

Então a resposta para este item é sim. A tonalidade da pele influência na escolha da maquiagem. Vamos falar mais sobre cada uma das tonalidades a seguir, assim vai ficar mais fácil para você decidir sobre quais cosméticos utilizar.

Tipo de maquiagem para pele negra

Algumas mulheres que possuem a pele negra encontram dificuldades para acertarem na escolha dos produtos ideais. Descobrir o tom correto é fundamental para arrasar e ter o resultado final que deseja. Em alguns casos você que tem a pele nesta cor poderá fazer misturas, ainda assim, o ideal é escolher a base que combine com a sua pele. Vamos explicar mais sobre isso.

Caso a sua pele seja oleosa, então evite as bases líquidas, que tendem a aumentar essa condição. O ideal é fazer o teste, indo até a loja que vende maquiagem. Para realçar a beleza do rosto a nossa dica é investir em tons com micropigmentos dourados ou em tons de bronze. Se não for possível encontrar nenhuma maquiagem que esteja de acordo com a cor de sua pele, o jeito será misturar.

Em relação ao corretivo, ele pode ser muito importante na busca de um bom resultado final para a make. Em pele negra ou morena os mais comuns e indicados são os laranjas. Ainda assim, o produto escolhido deverá estar de acordo com a pele. Os corretivos verdes ajudam cobrir espinhas e cicatrizes, os amarelos servem contra olheiras e manchas, e o lilás corrige as manchas amarelas, alaranjadas e amarronzadas.

A mulher negra deverá tomar cuidado no momento de escolher a sombra. Na maioria das vezes optam por tons escuros, como azul-marinho, preto ou dourado. Aquelas que são mais ousadas podem apostar em sombras lilás ou roxa, deixando um estilo mais descolado. Cores branca, verde, cinza e vermelha devem ser evitadas por mulheres com essa tonalidade de pele.

E para fechar, a máscara de cílios poderá realçar o seu olhar, deixando-o mais profundo, use e abuse desta condição, principalmente nos cantos externos dos olhos, que terão a sensação de mais volume. A última dica para quem tem a pele negra é o delineador, que serve para dar um toque de sofisticação na maquiagem, deixando o rosto marcante e moderno, o preto é o mais comum, outras indicações são azul e berinjela.

Tipo de maquiagem para pele clara

Mulher que tem a pele clara e exagera na maquiagem pode jogar tudo por água abaixo. Isso acontece principalmente quando utilizam base que não condiz com a coloração da pele. Por sorte, existem alguns truques que podem ajudar a acertar no momento da make. A primeira dica é não testar a base em seu pulso, faça diretamente no rosto já que é lá onde será utilizado.

As peles claras possuem tons diferentes, aquelas que são muito clarinhas devem preferir o blush mais rosado, dando um aspecto de rosto corado e saudável. Aquelas que possuem a pele amarelada devem preferir blush com tom bege ou pêssego, ajudando a neutralizar o amarelo de fundo. Tente não usar as cores marrom e bronze, já que podem deixar a sua pele parecendo manchada.

Em relação as sombras, prefira as cores mais frias, como rosa, cinza e marrom, para não deixar a pele apagada. Quem passa o lápis preto no olho não disfarça o cansaço, e sim deixa a região mais escura do que o normal, por isso prefira investir nas cores suaves, como branco, nude e marrom.

Tipo de maquiagem para pele asiática

Toda mulher que tem os olhos puxados tem aquele charme a mais, né? E isso pode ficar ainda mais forte se você utilizar a maquiagem correta. Existem alguns segredos e truques. Geralmente as asiáticas possuem cuidados extremos com a pele, e caso tenha essa descendência, saiba que ainda não é tarde para começar a cuidar como deve, hidratando todos os dias, por exemplo.

A técnica ullzang recomenda que você deve manter a sua beleza natural, apenas fazendo a correção de alguns pontos, mas sem exagerar, é uma das mais utilizadas pelas mulheres de olhos puxados. Esse tipo de pele pode ser beneficiada com o gradient lips, que servem para dar cor aos lábios, mantendo seu aspecto natural.

A maquiagem para pele asiática deve ser feita com cosméticos em tons neutros ou claros. Geralmente essas mulheres gostam de destacar a raiz inferior dos cílios. As orientais adoram olhos esfumados, cheios de sombra, é possível aplicar cílios postiços e criar uma sombra marrom. Outras preferem deixar os olhos esfumados com cores mais extravagantes.

Tipo de Maquiagem para pele morena

Mulheres com a pele morena devem investir em maquiagens básicas. É importante evitar exageros na região próxima dos olhos, faça isso apenas se for sair à noite. Aliás, quando o objetivo é destacar os olhos, a maquiagem deve começar por eles, deixando para preparar o restante da face na sequência.

Algumas mulheres são chamadas de morena por terem o cabelo escuro, assim a pele parece ser menos clara do que é. Você que tem este tipo de pele pode apostar em combinar a maquiagem com o cabelo. Mas, não exagere nos tons.

Se a pele for escura, poderá adotar as mesmas dicas do que para aquelas que possuem a pele negra, preferindo as cores mais claras. E as outras questões também devem ser seguidas, fazendo o teste dos produtos diretamente no rosto antes de comprá-los.

Base para todos os tipos de pele

Gostou do artigo? Quer aprender mais sobre Skin Care ou ver exemplos? Me siga no Instagram. Ou leia mais na home.