A maquiagem monocromática não é um conceito novo, embora tenha voltado com tudo recentemente. Ela é uma técnica que pode ser aprendida com certa facilidade e que se destaca pelo emprego de uma única cor. E se você quer aprender a preparar a sua pele para receber essa make, está no lugar certo!

Como ainda estamos vivendo um período de quarentena, quem sabe você possa destinar uma parte do seu tempo para treinar maquiagem monocromática. Aliás, não sabemos quando as coisas vão retornar ao normal. Então quando os eventos voltarem, você poderá arrasar com esse estilo de maquiagem.

Aqui apresentaremos um guia completo sobre maquiagem monocromática, para que você entenda no que consiste, aprenda como fazer e possa aproveitar tudo de bom que essa técnica proporciona.

O que é maquiagem monocromática?

Como você já deve ter imaginado pelo nome dado, a maquiagem monocromática consiste em uma técnica que combina diferentes tonalidade de sombra, batom e blush, mas de uma única paleta de cores. Dessa forma, é possível criar looks mais harmônicos, atuais e femininos. Assim, dependendo da cor escolhida é possível fazer uma produção bem discreta ou chamativa.

Esse tipo de técnica começou a se tornar popular em meados da década passada e tem conquistado cada vez mais o coração das famosas. Aliás, o grande diferencial da maquiagem monocromática é o fato de ser bastante versátil, podendo ser utilizado nas mais variadas ocasiões. Ou seja, se você vai para um evento noturno ou quer usar no dia a dia, tudo bem, é só escolher as cores certas.

Provavelmente a maquiagem monocromática ganhou força já que as mulheres cada vez mais consomem produtos multiuso. Dessa forma, as cores podem ser adaptadas para diferentes eventos. Além disso, já existe um batom que serve para ser aplicado nos lábios, mas também nos olhos.

Como acertar na escolha da tonalidade?

Em uma maquiagem monocromática, o procedimento começa pela escolha da cor que será utilizada neste trabalho. Então, é necessário definir se o momento pede algo chamativo ou uma tonalidade nude. Pense bem nessa escolha, tente entender se você se sentirá bem com tons mais fortes. Por isso, a dica é para começar por tons mais leves e ir intensificando a make.

Além disso, as cores podem ser escolhidas conforme a tonalidade da sua pele. Confira essas dicas de cores para usar na maquiagem monocromática:

  • Peles morenas e negras: marrom, vinho e tons terrosos;
  • Peles claras: rosado e lilás;
  • Para todas as peles: bronze, pêssego e alaranjado.

Mas, essas dicas não são leis que devem ser seguidas sempre. Assim a mulher pode decidir o que é melhor para o seu caso, às vezes dá para misturar duas cores e então fazer a aplicação.

Na maioria das vezes as cores mais escolhidas para esse tipo de produção são variantes de tons terrosos e rosados. Outro benefício é que a make pode ser feita com aqueles produtos três em um: blush, batom e sombra, todos com a mesma tonalidade.

Se você não tem ideia de como começar esse procedimento de escolha das cores, existe um técnica que certamente vai ajudar. Pegue todos os cosméticos disponíveis e divida em pares ou trios, selecionados as cores de maquiagens em pó que funcionam com cosméticos líquidos e batons.

Maquiagem monocromática: passo a passo

Para começar, é preciso selecionar uma paleta de cores seguindo aquelas dicas anteriores. Então, já com essa paleta em mãos, poderá dar início aos trabalhos em busca da maquiagem monocromática perfeita. Nesse caso, faremos um olho esfumado em 3 cores.

Esfume a região dos olhos

Na make monocromática o interessante é começar esfumando os olhos. Isso pode ser feito com um pincel de esfumar de tamanho médio, permitindo que possa mover-se rapidamente e aplicar quase tudo de uma vez no côncavo.

Aplicação da sombra

Depois será a vez da aplicação da sombra, que deve ter um tom mais escuro. Assim, vai criar aquela características de olhar mais profundo. Faça isso começando pelo canto interno, subindo pela pálpebra fixa.

Pegue um pincel maior e aplique um tom ainda mais escuro, não esquecendo que deve ser da mesma gama de cores. Então, siga esfumando com a última sombra aplicada.

É importante tomar cuidado para não pressionar o pincel sobre o olho. Aliás, ele deve ser passado de maneira bem suave.

Ilumine a pálpebra

Na sequência, será a vez de garantir a iluminação da pálpebra, escolhendo uma sombra mais clara.

A pálpebra móvel deve ser tratada com cuidado, iluminando corretamente e aumentando a percepção de tamanho do olho.

Na pálpebra inferior deverá utilizar uma sombra de transição, que é mais clara e deixa um efeito esfumado.

Por fim, é só esfumar bem e unir todas essas etapas com a maquiagem da pálpebra superior.

Cílios

Será o momento de delinear a linha d’água com um lápis preto, maquiando toda essa região para dar mais intensidade. Depois, volte a esfumar a maquiagem na raiz dos cílios, para deixar os produtos harmônicos.

Aplique uma máscara de cílios, sendo que um cotonete poderá ser utilizado para limpar as partes que podem ter manchado.

Destaque seus olhos

Utilize um delineador em gel para passar no canto interno dos olhos, depois aplique o iluminado e poderá esfumar com a ponta dos dedos.

Molde o seu rosto

Seguindo com a técnica de harmonia dos tons, escolha os tostados para aplicar na parte baixa das maçãs do rosto. Perfile o contorno e esfume para baixo, em direção ao pescoço.

Não esqueça de iluminar o centro do rosto, com cores claras, dando início pela Zona T, de cima para baixo. Aliás, isso pode ser feito com um pó compacto.

Lábios

Nos lábios, o batom escolhido deve seguir a mesma tonalidade aplicada em toda a maquiagem. E se você quiser dar um toque brilhante, poderá aplicar um iluminador dourado na parte alta da maçã do rosto no arco superior dos lábios.

Dicas para a make monocromática durar mais

E a maquiagem monocromática pode ter a sua duração prolongada, o que é muito interessante para situações em que o evento costuma ser longo. Dessa forma, basta seguir as nossas quatro dicas e aproveitar, veja o que deve ser feito para melhorar a fixação dos produtos:

Limpeza

Em primeiro lugar, a maquiagem só irá durar mais se você realizar uma boa limpeza antes de aplicar os produtos. Assim, é importante eliminar o excesso de oleosidade do seu rosto, para que os cosméticos aplicados possam penetrar melhor na pele.

Base e pó

Além de limpar a pele, é necessário cuidar bem da preparação. Dessa forma, é interessante escolher bases com acabamento matte, que oferecem mais aderência do que as líquidas ou oleosas. Ademais, o pó compacto vai dar uniformidade à maquiagem e eliminar a oleosidade da pele.

Lábios

Para que o batom dure mais tempo é indicado aplicar uma camada de base ou pó compacto sobre os lábios. Aliás, é um truque bastante simples, mas que ajuda muito na fixação.

Olhos

Para que a sombra dure mais tempo, a dica é utilizar uma camada de base e pó antes de fazer a sua aplicação. Mas, se você usa sombras cremosas, é só dar umas leves batidinhas no pincel, fixando bem nas pálpebras. Enquanto isso, para as sombras em pó o melhor é umedecer o pincel na hora de aplicar.

Atenção para a harmonia

O grande segredo para o sucesso da maquiagem monocromática é a harmonia. Acontece que algumas mulheres acabam errando a mão e fazem isso de uma maneira imprecisa. Então, tenha em mente que tudo é uma questão de equilíbrio, se escolher um produto brilhante, aplique outro no estilo matte, para balancear.

Quando uma sombra matte é colocada, você pode usar iluminador nos cantos dos olhos. O mesmo vale para os casos dos produtos oleosos e secos, bem como cremosos e em pó. Mas, é a mulher que vai decidir em quais regiões prefere destacar mais.

A mulher deve saber como cada produto funciona exatamente, para que possa identificar como devem ser aplicados. Levando esses dados em consideração, vai ficar mais fácil para preparar um look equilibrado e harmonioso.

 Gostou do nosso conteúdo sobre maquiagem monocromática? Aqui você encontra diversos outros artigos sobre o mundo da beleza. Então, se quer aprender dicas sobre os cuidados com a pele durante o inverno ou sobre makes, está no lugar certo. Até a próxima!